segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tempo em Educação a Distância

“A vida é uns deveres que nós
trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempos...
Quando se vê, já é 6ª feira...
Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem- um dia- uma outra oportunidade,
Eu nem olhava o relógio seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”.

MARIO QUINTANA

Neste poema de Mario Quintana e em poucas palavras está retratando
nossa realidade, na correria do dia-a-dia a gente não está se dando conta que
a vida e o tempo estão passando e cada um de nós tem a liberdade para
escolhermos como aproveitá-los da melhor maneira possível, nem que para
isso temos que em alguns momentos sacrificar algumas coisas que gostamos.
Mas não podemos nos esquecer que cada um de nós tem o seu tempo, sua
realidade. Que bom, pois estamos sendo administradores do nosso tempo para
desenvolvermos nossos objetivos, nossas leituras, tarefas, conteúdos, carga
horária, dentro dos limites estabelecidos pelos professores e tutores da UFPEL,
como diz o título do texto proposto: “
TEMPO É PLANEJAR A VIDA
A partir do momento que aprendemos administrar
nosso tempo ganhamos em qualidade de vida.
Como aluna de Licenciatura em Pedagogia –
EAD sabia desde o inicio que não seria fácil, que não
iríamos “ganhar” nada pronto! Que seria exigido de nós
tanto nas aulas presenciais, quanto a distância, desde então estou disposta a
dividir meu tempo, e dedicar-me o máximo de tempo que puder, aproveitando
principalmente minhas noites livres e também nos finais de semana, garanto
que ainda vai sobrar tempo para outras atividades, pois não importa quanto
tempo será gasto, mas priorizá-las. O que é mais importante para esse
momento? Posso realizá-lo em outro momento? Definindo as prioridades,
sabendo da importância de se organizar já é um passo bastante significativo.
Ainda contamos com muitas vantagens sendo alunos da EAD, ter um
espaço próprio, com conforto, mais adequado, sem locomoção, gastos, sem
estresse, com possibilidade de resolver assuntos pessoais, familiares, utilizar
os feriados, sábados e domingos, disponibilidade de internet sem ser
compartilhada com grande grupo, como foi o caso de ontem à noite na
“Calourada UFPEL”.
Assim a autonomia do aluno EAD pode ser entendida como uma forma
de possibilitar a construção do conhecimento, da cidadania, individual e
coletivamente, sem com isso perder a qualidade de ensino à distância.

ADMINISTRAR O” Eduardo O.C. Chaves.

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