segunda-feira, 16 de maio de 2011

História e Desafios da EAD

História e Desafios da EAD
Através da leitura do texto: Educação à Distância ao longo dos Tempos ficou claro que a EAD se deu em três etapas ou processos: Gesto e Fala registro de acontecimentos através de desenhos e símbolos.
Com a chegada da escrita, podemos dizer que substituiu este sistema de comunicação, usada não apenas para se comunicar, registrar fatos, crenças e cultura.
Com a chegada da impressão, aperfeiçoamento tecnológico indiscutível, tornou-se mais acessível o processo de aprendizagem. E com os recursos e serviços do correio, além de barato, confiável e seguro, permitiu-se a comunicação por correspondência professor-aluno, através de apostilas e guias de estudos. Com o passar do tempo surge outros cursos com a utilização de meios de comunicação, rádio e televisão além do material impresso, alguns destes com contato pessoal, estes cursos praticamente direcionados aos menos favorecidos da sociedade.
Depois de todos esses processos surge à modalidade a distância com a utilização da internet, onde a comunicação professor-aluno se dá através de salas de bate papo e grupos de discussão por e-mail e também de ambientes virtuais de aprendizagem, além é claro dos encontros semanais presenciais, onde acontece interação, aprendizagem, troca de experiências e trabalhos colaborativos. Não podemos afirmar que a EAD veio substituir algum outro sistema EAD já mencionados antes, mas que ao longo dos anos foram sendo aperfeiçoados cada vez mais, embora ainda existam grandes barreiras e desafios a serem alcançados, pois muitos ainda afirmam que a EAD não é uma modalidade de ensino de qualidade.
Segundo Moran:
“Ensino e educação são conceitos diferentes.”
“Ensino de qualidade se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas especificas do conhecimento (ciências, história, matemática).
Na Educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade” (Moran)
Em minha opinião não é somente a presença de alunos em sala de aula, em filas indianas, calados, comportados, ouvindo o que o professor “dita”, como mero transmissor de conhecimentos. É na sala de aula onde tudo acontece, o ponto de partida, espaço para ampliar possibilidades de ensino-aprendizagem, para isso é importante contar com salas de aula equipadas com todos os recursos necessários e com boa infra-estrutura. O professor também deve estar bem preparado, motivado, bem remunerado e com formação pedagógica atualizada, o que muitas vezes ainda é um desafio para muitos educadores, que usam os recursos tecnológicos somente para ilustrar as aulas.
A Educação a Distância como processo educativo, através da tecnologia com projetos pedagógicos participativos, deixa de trabalhar o individual e valoriza o trabalho em grupo. Ganha maior importância a presença do aluno-monitor, que apóia e ajuda o professor. O aluno não recebe nada pronto!
Através do ambiente virtual é estimulado a buscar conhecimento. O professor e aluno encontram-se frente a frente a grandes desafios, onde o professor muda cada vez mais, ensina menos, orienta mais e articula melhor, é assim que se têm desenvolvidas nossas aulas presenciais aqui no pólo de Encantado, não apenas se limitando ao espaço físico de uma sala de aula.
A Educação a Distância é um novo caminho para a aprendizagem onde o individuo através da troca de experiências se aperfeiçoa continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário